Na maioria dos casos, o site de sua empresa é o cartão de visitas sua organização. Por isso, ele deve dar informações, responder consultas e pode até mesmo fazer vendas.

Entretanto, ter um site perfeito é só o primeiro passo de toda a estratégia de como gerar mais tráfego para o seu site. Um esforço conjunto de estratégias de marketing na web é fundamental para atrair usuários para a sua plataforma, do contrário, você terá apenas mais um site sem visitas.

Então se você quer levar usuários para suas páginas, continue lendo este post. Aproveite ao máximo as 10 dicas que separamos para você sobre como gerar mais tráfego para o seu site.

A importância do tráfego em seu site

O tráfego do site é um indicador importante e um motor de crescimento do negócio. Pode ajudá-lo a:

  • Entender o quão bem as técnicas de marketing digital estão funcionando;
  • Reunir informações sobre o seu público;
  • Melhorar seu SEO e aumentar a sua credibilidade nos mecanismos de pesquisa;
  • Gerar mais leads, otimizar conversões e obter mais clientes.

Como gerar mais tráfego para o seu site

Existem 1.24 bilhões de sites no mundo. Isso é uma grande concorrência, mas tenha em mente que você não está tentando atrair todos os usuários de internet. Seu objetivo é obter mais pessoas com  perfil dentro de seu público-alvo, ou seja, atrair as personas que você definiu como o público que deseja atender.

Abaixo estão algumas maneiras simples de aumentar a quantidade do tráfego que está chegando ao seu site.

1. Execute as Estratégias on-page SEO

São diversas as estratégias de SEO que você pode executar em cada uma das páginas do seu site para aumentar sua classificação nos motores de busca e obter mais visitantes.

Isso inclui a produção de conteúdo de alta qualidade que vai dialogar ou seja, de encontro com o que o seu público está procurando dentro de cada etapa do funil de marketing e vendas. Além da escrita de metadados concisos para suas páginas.

Otimização para SEO

Otimizar seu site para SEO significa deixar seu site mais adequado para os mecanismos de busca e para os visitantes.

Um SEO bem utilizado irá ajudar o seu site ranquear melhor e em posições mais altas nas páginas de resultados dos mecanismos de busca (SERPs) e assim direcionar o tráfego para seu site.

Um simples começo para otimizar seu site é fazendo uma pesquisa de palavras-chave para o seu conteúdo. Você saberá quantas pessoas pesquisam por uma palavra-chave específica e quão alta é a concorrência.

A partir daí, você pode determinar quais palavras-chave você deseja usar e que podem ter boa classificação nos mecanismos de pesquisa.

Existem muitas ferramentas para isso, a mais popular é o Google Keyword Planner. Você pode encontrar ideias de palavras-chave ou ver as métricas por histórico (média de pesquisas mensais, concorrência, etc.).

exemplo no keyword planner

Depois de saber quais palavras-chave você deseja usar, é hora de otimizar seu site. O processo de otimização pode ser dividido em duas categorias:

  • Off-site SEO: refere-se a qualquer coisa que você pode fazer para promover o seu site – como link building, marketing em mídia social, bookmarking e muitos mais.
  • On-site SEO: é o ato de otimizar diferentes partes do seu site, incluindo o conteúdo.

Ao criar conteúdo para seu site, concentre-se primeiro no SEO on-page. Afinal, seu site tem que ser ótimo antes de você querer mostrá-lo para os outros, certo? Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para melhorar seu on-page SEO:

  • Title Tags (Tags de título). Crie um título atraente com suas palavras-chave nele. Seu título deve ter cerca de 70 caracteres ou menos.
  • Meta Descriptions (Meta descrições). É a descrição das páginas do site mostradas nos SERPs. Como as tags de título, ele deve conter as principais palavras-chave para que os mecanismos de pesquisa e as pessoas possam entender o que é sua página.
  • Header Tags (Tags de cabeçalho). Divida seu conteúdo em um texto de fácil leitura usando tags de cabeçalho (H1 a H6).
  • Alt text for images (Texto alternativo para imagens). É usado para descrever imagens na web. Ele ajuda os rastreadores de mecanismos de pesquisa a entender as imagens. As ferramentas de leitura também usam o alt text para descrever a imagem para os cegos.

2. Otimize suas postagens existentes

Otimize suas postagens antigas para certificar-se de que possuem tags de título únicas e relevantes, URLs e meta-descrições. Esteja sempre atualizando seu conteúdo para que ele permaneça atual.

3. Publique nas mídias sociais usado hashtags

Use as estratégias em mídias sociais para promover as postagens de seu blog e outros conteúdos úteis do site. Desta forma, você pode levar seus seguidores de redes sociais para o seu site, bem como usuários das redes de seus seguidores, que compartilham seu conteúdo.

Ao adicionar hashtags às postagens que promovem as páginas do seu site, você pode ampliar seu alcance para além da sua rede e ser encontrado por usuários que buscam produtos e serviços similares ao seu.

4. Use Landing Pages

Todas as landing pages publicadas ficam online na web e têm uma URL exclusiva, que pode ser compartilhada e usada em diversas campanhas e materiais de marketing.

As landing pages são outras fontes de tráfegos para o seu site. Além disso, elas contêm detalhes que os usuários precisam para avançar e se converter.

  • Usar as landing pages com outras campanhas
    As landing pages são versáteis, assim você pode combiná-las a outras campanhas do Mailchimp para direcioná-las para contatos de todas as fases do seu plano de marketing.

    Ao publicar uma landing page com um formulário de inscrição, geraremos um e-mail de boas-vindas automatizado e um anúncio que você pode revisar.

    Você também pode criar um anúncio com um botão de chamado à ação vinculado à sua landing page. Para saber mais, confira Promova a sua landing page
  • Compartilhar nas redes sociais
    Publique no Facebook, Instagram e Twitter para direcionar tráfego para sua página, copie as URLs das landing pages e compartilhe-as em qualquer rede social.

5. Você quer mais visitantes buscando o seu site?

Utilize palavras-chave de cauda longa

Os mecanismos de busca não são a única fonte para atrair visitantes desejados, mas segmentar de forma eficaz e usar palavras-chave de cauda longa em seu conteúdo podem aumentar consideravelmente a busca mensal dos seus visitantes.

Suas palavras-chave de cauda longa podem não estar no Top 10 do Google, é bem verdade que 60% dos cliques de busca orgânica vão para os 3 primeiros resultados, mas ainda existem outros 40% para serem conquistados por sua marca.

Se você publicar conteúdos detalhados sempre que usar palavras-chave de cauda longa, você verá um aumento significativo no tráfego de busca, isso irá atrair clientes e crescer a sua marca.

6. Campanhas de Email Marketing

Embora o SEO seja uma ótima maneira de mostrar o potencial de seu site para os clientes, você precisa garantir que eles não visitem somente uma vez. Interaja com os visitantes enviando newsletters e promoções regularmente  por e-mail.

Enviar boletins regulares e promover ofertas através de e-mail marketing é uma ótima maneira de manter contato com seus clientes, estimular a nutrição de leads e também pode ajudar a aumentar o tráfego para seu site.

Manter contato com os visitantes que já existem mantém você na mente deles e os instiga a visitar novamente. Como acontece com o frequentador assíduo de um café, eventualmente, eles terão um senso de lealdade ao seu site. É uma maneira fantástica de gerar tráfego para seu site.

Para iniciar uma campanha de email marketing, você precisa usar serviços de e-mail marketing como MailChimp e Constant Contact. Você pode testar as versões gratuitas para começar e depois fazer upgrade para os planos premium à medida que seu site cresce.

Mas lembre-se de não bombardear seus assinantes com muitos e-mails. Faça isso de forma minimalista enviando emails semanais ou quinzenais que contenham um resumo das novidades do seu site.

A automação de marketing não se restringe aos disparos de e-mail marketing, mas nesses casos pode ser uma ferramenta indispensável para o processo de controle de leads.

Lembre-se de fornecer informações úteis e links para páginas em seu site onde eles podem aprender mais, como através de postagens de blog e landing pages. Certifique-se de que você não bombardeie continuamente seus leitores com e-mails ou seus clientes excluirão ou cancelarão seus e-mails.

Além disso, escolha muito bem os títulos de assuntos de e-mail marketing a serem enviados. Isso influencia fortemente se um usuário abrirá ou não seu email. Se seus e-mails não forem abertos, eles não poderão fornecer tráfego para seu site!

7. Seja ativo

Seja ativo em grupos online e em sites relevantes para sua empresa e comunidade. Comente em blogs e postagens de redes sociais, responda perguntas que as pessoas estão publicando e participe de conversas sobre sua indústria.

Quanto mais você se envolver com sua comunidade, mais visitas e exposição você receberá. Se os seus perfis de redes sociais contiverem um link para o seu site, você engajou em outro canal para o tráfego do site.

Apenas certifique-se de se envolver moderadamente e de forma sincera. Além disso, evite incluir links para o seu site diretamente em seus comentários, pois isso é spam. O aumento do tráfego não deve ser o objetivo do seu envolvimento, mas sim um resultado secundário.

8. Anuncie online e Aumente seus Resultados

Transforme sua Empresa e faça negócios online Utilize ferramentas digitais que vem ajudando milhares de empreendedores pelo mundo a aumentarem seus resultados através de ferramentas de Marketing Digital.

Por que preciso fazer anúncios online?

Seus clientes estão presentes no enorme e repleto mundo de possibilidades online e social e então, por que não fazer um teste? As mídias sociais, a pesquisa paga e a publicidade em exibição (display) são todos canais excelentes de publicidade CPC com o objetivo de aumentar o tráfego do site.

Forte presença on-line e vendas são as únicas formas de competir em um mundo de negócios em rápido crescimento. A publicidade online é talvez a maneira mais básica de como gerar mais tráfego para o seu site.

9. Escreva Conteúdos de Excelentes Qualidade

O conteúdo é o coração de todo site. Um conteúdo envolvente fará com que os visitantes sempre voltem ao seu site. Além disso, fará com que os visitantes compartilhe seu conteúdo para você. Não é um sonho?

Abaixo, confira algumas dicas sobre como escrever conteúdos excelentes que podem direcionar o tráfego para seu site:

  • Pesquisa de palavras-chave: Seu conteúdo deve ser construído em torno das principais palavras-chave. Pense nisso como o tópico. Portanto, escolha palavras-chave que sejam relevantes e tenham um bom volume de tráfego. Você pode usar o Google Keyword Planner, como mencionamos anteriormente, ou usar o Semrush para obter uma análise palavras-chave mais detalhada.
  • Crie headlines chamativos. É o que as pessoas lêem nos resultados das pesquisas, por isso, quanto mais cativante, melhor.
  • Não use frases e palavras longas. A maioria das pessoas vai percorrer por seu conteúdo para encontrar as informações. Simplicidade e clareza são fundamentais.
  • Escreva conteúdo informativo. Seu conteúdo deve ter respostas. Evite frases aleatórias que só estão ali pra fazer volume.
  • Adicione imagens e vídeos. Uma parede do texto vai afastar os leitores, portanto dê aos seus leitores algumas pausas com elementos visuais de vez em quando.

Quando se trata de escrever ótimos conteúdos, a prática é o segredo. Com o tempo, você vai aprender a escrever com eficiência e gerar tráfego para seu site.

10. Guest posts

Faça parcerias e estreite seus laços com outros blogs. Ofereça seu site para que ele desenvolva algum conteúdo relacionado ao negócio de ambos e também se ofereça para escrever nas plataformas do parceiros.

Essa estratégia pode ajudar a adicionar mais variedade ao seu conteúdo e mostrar aos seus visitantes que você está ativo no seu campo, além de trazer o tráfego do site parceiro para o seu.

Identifique negócios complementares em sua área, cujo público é relevante para sua empresa. Veja se você pode contribuir com uma postagem no seu blog com um link de volta ao seu site. Certifique-se de que seu conteúdo é relevante e útil para o público e mãos a obra!

11. Mídias Sociais

Os sites de mídias sociais são uma ferramenta poderosa para gerar tráfego para sites e blogs. Se você usá-las de maneira inteligente e eficaz, não demorará muito para que os visitantes descubram seu site.

Primeiro, garanta que seu conteúdo seja fácil de compartilhar. As pessoas adoram compartilhar posts interessantes que encontraram na internet com amigos e familiares. Não perca esta oportunidade e incorpore a ferramenta de compartilhamento em redes sociais em seus posts do blog. Deixe o botão de compartilhamento aos olhos dos leitores.

No entanto, não fique sentado esperando que as pessoas compartilhem seu conteúdo. Você é quem precisa ser ativo e alcançar o novo público. Toda vez que você publicar novos conteúdos, compartilhe-os nas redes sociais. Não custa nada e pode aumentar significativamente o tráfego para o seu site.

Veja algumas dicas ao promover seu conteúdo em redes sociais:

  • Adicione elementos visuais. As pessoas provavelmente preferem clicar em postagens atraentes.
  • Use hashtags. As hashtags tornam seus posts fáceis de encontrar ​​para as pessoas que pesquisam essa palavra-chave.
  • Escolha o site certo. Diferentes redes sociais têm diferentes públicos-alvo. Os adultos usam principalmente o Facebook, enquanto adolescentes e pessoas na faixa dos 20 anos tendem a usar o Instagram e o Twitter. Experimente alguns sites e veja qual funciona melhor para o seu site.

13. Tenha seu Site Responsivo

O fato de os telefones celulares representarem 52% de todo o tráfego na web deve ser suficiente para responder por que seu site precisa ser compatível com dispositivos móveis. Se os visitantes tiverem uma experiência ruim com dispositivos móveis em seu site, talvez eles nunca mais voltem. Você perde uma grande parte do tráfego em potencial.

Talvez você esteja perguntando que tipo de site é considerado compatível com dispositivos móveis? Bom, é o site responsivo – ou seja, o seu site deve se ajustar automaticamente e ser exibido conforme o tamanho da tela do dispositivo.

Dessa forma, os visitantes podem navegar pelo seu site de forma tranquila sem ter que diminuir ou dar zoom na sua tela. Experimente a ferramenta de teste do Google para ver se seu site já é compatível com dispositivos móveis ou não.

Para criar um site responsivo, você precisa contratar um profissional ou usar temas e modelos de sites responsivos. Esta última opção é mais barata, obviamente. Nós sempre recomendamos o WordPress porque todos os seus temas são compatíveis com dispositivos móveis, responsivos.

Um site responsivo também tende a ter uma classificação mais alta em pesquisas feita por dispositivos móveis. Portanto, mesmo que você produza conteúdo de alta qualidade, o tráfego do seu site ainda estará prejudicado se não for compatível com dispositivos móveis.

14. Analise os Resultados no Google Analytics

Use links rastreados para suas campanhas de marketing e verifique regularmente as métricas de marketing digital que interessam ao seu site. Isso permitirá que você identifique quais estratégias e tipos de conteúdo funcionam, quais necessitam de melhorias e quais você não deve perder seu tempo.

Essas são apenas algumas das muitas estratégias que você pode usar para gerar mais tráfego para o seu site. Obter mais visitantes no site não acontece da noite para o dia.

Conclusão

Os proprietários ou responsáveis por sites certamente querem gerar tráfego para seus sites. Muitas pessoas acreditam que tem que gastar muito dinheiro para isso, mas existem recursos gratuitos que funcionam muito bem.

Compartilhamos alguns métodos gratuitos e pagos para gerar tráfego para seu site. Para deixar mais fácil, vamos recapitular os melhores.

Métodos gratuitos:

  • Otimize o SEO do seu site. Isto ajudará os mecanismos de pesquisa a rastrear seu site com facilidade.
  • Compartilhe todo seu conteúdo em plataformas de redes sociais. Seu conteúdo pode alcançar uma casta audiência e atrair mais tráfego.
  • Atualize seu conteúdo já existente. É muito fácil de fazer e vai melhorar seu tráfego.

Métodos pagos:

  • Faça parte de programas de afiliados. É um método efetivo já que você paga somente se tiver resultados..
  • Trabalhe com influenciadores. Eles são ideias para engajar a audiência e influenciar seus seguidores e visitantes a visitar seu site e adquirir seus produtos.
  • Use Facebook Ads. É a maior plataforma de mídia social e você tem mais chances de alcançar todos os tipos de pessoa.

É preciso muito trabalho e dedicação, mas eliminamos a parte mais difícil para você: saber o que fazer em primeiro lugar. Implemente uma mistura dessas estratégias e você começará a ver melhorias no tráfego do seu site.

Gostou das nossas dicas sobre como aumentar o Tráfego em seu site? Então entre em contato com a nossa equipe e descubra como a  Conceito Prisma LAB pode ajudar você a gerar mais tráfego para o seu site.

Somos é uma agência de Marketing Digital especializadas em mídias pagas e formada por uma equipe certificada nas principais ferramentas, tais como Google Adwords e Facebook Ads.

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Somos uma agência de Marketing Digital de Performance que trabalha para melhorar o resultado da sua empresa por meio do marketing digital. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Somos a Conceito Prisma LAB e Olhamos para o quadro geral | O marketing digital está sempre mudando. Nenhuma abordagem única serve para todos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Comunicação aliada a uma melhor compreensão do seu mercado. Entregamos resultados em forma de negócios e clientes reais, não apenas em métricas de tráfego ou vaidade.

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