Como Trabalhar Home Office em 2020, Guia Prático do Home Office, quer dizer escritório em casa e é uma modalidade de trabalho que permite que pessoas e empresas se conectem à distância.

O que era algo incomum para muitas empresas, se tornou uma necessidade com a situação mundial em relação ao COVID-19. Se você se deparou com o home office agora, fique tranquilo, esse guia vai te ajudar.

Para trabalhar home office você precisa de:

  • Um notebook;
  • Ótima conexão com a internet.

No decorrer do artigo, vamos mostrar detalhadamente características sobre trabalho home office e por onde começar.

Entenda o Contexto do Home Office

Aplicativos de mensagens, tanto pessoal (Skype, Messenger e Whatsapp) como empresarial (Slack e Google Hangouts) e do Cloud Computing (Dropbox e Gsuite) transformaram o modo como as pessoas se comunicam, compartilham informações e executam seu trabalho.

Esse foi o empurrão que faltava para o Home Office se consolidar.

Hoje em dia, essas ferramentas, baseadas no conceito de Computação em Nuvem, permitem que você armazene e compartilhe na web os mais variados tipos de arquivos, desde textos, imagens, áudio, vídeo e planilhas.

Nesse contexto, qualquer trabalho que exija apenas um computador e uma boa conexão na internet, pode ter as suas ações e tarefas executadas na modalidade do Home Office. 

As profissões que se destacam em trabalho remoto são de áreas como publicidade, design, jornalismo, fotografia e linguagem de programação.

O Que é Home Office?

Apesar da tradução literal indicar que o termo Home Office é o escritório em casa, na verdade, ele não se limita apenas a isso.

Os profissionais que atuam por meio desse regime de trabalho podem optar por locais alternativos que não sejam um escritório.

Nesse caso, um Home Officer pode muito bem levar o seu notebook e o smartphone para algum local que permita acesso à internet e assim executar as suas tarefas. Tais lugares podem ser de casa, um café, um hotel, um aeroporto, um parque ou um coworking.

E o Que é Coworking?

O coworking compreende um ambiente de escritório que reúne profissionais sem vínculos e que atuam remotamente, entenda como um escritório compartilhado.

Você aluga um espaço para exercer as suas atividades e até, quem sabe, ampliar os seus contatos profissionais. Coworkings costumam cobrar seus clientes por horas, diárias ou mensalidades.

Por Que o Trabalho Home Office?

Algumas empresas incentivam os seus funcionários a trabalharem no modo Home Officee destacam que, além de economizar com transporte, alimentação e infraestrutura, também notam o aumento na produtividade e qualidade de vida do colaborador.

Owl Labs conduziu uma pesquisa entrevistando 3.028 empregados pelo mundo. Eles identificaram que o aumento da produtividade e foco é a principal razão pela qual os respondentes escolheram o trabalho remoto. A mesma informação é confirmada por outra pesquisa com 2.009 trabalhadores feita pelo State of Workplace Productivity.

Segundo pesquisa da SAP, em 2018 o número de Home Officers em todo o mundo correspondia a 32,5% dos profissionais. Em 2019, esse número aumentou para 35%. Quando o assunto é Brasil, a cidade de São Paulo é uma das maiores concentrações de Home Officers.

Como Funciona o Trabalho em Casa?

Home Office não é uma modalidade acessível para todos os profissionais. É mais indicado para algumas profissões que dependem de um computador e uma boa conexão com a internet.

Se você busca por trabalho home office, prepare-se para encontrar algumas características que podem mudar de empresa para empresa:

100% Remoto: não será necessário comparecer na sede ou escritório da empresa mesmo que eventualmente.

Home Office Híbrido: Empresas que oferecem opções remoto e/ou também no escritório.

Vantagens e Desvantagens de Home Office

Veja quais os prós e contras do trabalho home office.

Vantagens

  • Economia: você economiza com transporte e alimentação.
  • Autonomia: você gerencia os seus horários, caso não precise atender cliente.
  • Liberdade: você trabalha como quiser desde que entregue os resultados.
  • Proximidade: além de dinheiro, você economiza tempo que gastaria em trânsito até o escritório.

Desvantagens

  • Distrações: Animais de estimação, visitas, telefonemas sem relação com o trabalho, Netflix podem atrapalhar o andamento das suas atividades, concentração e produtividade.
  • Interatividade: Tem pessoas que precisam estar em um ambiente que permita interação e integração com outros. Avalie se é o seu caso.
  • Carga de trabalho: É comum o funcionário home office acreditar que vai ter tempo de realizar todas as tarefas e por isso não estipula horários de descanso. Aqui vão algumas dicas:

Conceito Prisma Laboratório Digital

Author Conceito Prisma Laboratório Digital

Somos uma agência de Marketing Digital de Performance que trabalha para melhorar o resultado da sua empresa por meio do marketing digital. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Somos a Conceito Prisma LAB e Olhamos para o quadro geral | O marketing digital está sempre mudando. Nenhuma abordagem única serve para todos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Comunicação aliada a uma melhor compreensão do seu mercado. Entregamos resultados em forma de negócios e clientes reais, não apenas em métricas de tráfego ou vaidade.

More posts by Conceito Prisma Laboratório Digital

Leave a Reply