Skip to main content

Veja algumas dicas para você que quer ou simplesmente precisa trabalhar de modo home office.

1. Invista em um Ambiente Adequado

Procure cômodos da sua casa que sejam aptos para você exercer a sua atividade. Pense na ergonomia e disposição dos móveis, invista também em uma cadeira confortável, evitando que você tenha problemas de postura e de saúde.

Se não existir nenhuma possibilidade na sua própria casa, procure na sua cidade um espaço de coworking. Esses espaços geralmente estão em centros de tecnologia e em shopping centers. Na maioria das vezes essa escolha vale muito a pena. Só se previna quanto às questões atuais de isolamento quanto ao COVID-19.

2. Tenha um Ambiente Sem Distrações

Assim que definir onde será o seu local de trabalho remoto, garanta que ele seja livre de distrações. Isso significa ter um espaço que você possa focar nas suas tarefas sem ser interrompido por familiares ou animais de estimação.

No caso dos parentes, é importante deixar claro que, não é porque você está trabalhando de casa que está à disposição para os afazeres familiares. Você tem suas obrigações como qualquer outro profissional e, por isso, precisa de um espaço dedicado à sua profissão.

Quanto aos pets, deixe os momentos de interação para os seus intervalos. Caso contrário, você pode perder o foco facilmente e ter seu desempenho geral afetado. E, se puder, separe alimentos e água para eles antes de começar a trabalhar, repondo também nos seus intervalos.

3. Trabalhe num Local Silencioso

É muito difícil manter a produtividade e a concentração se o seu ambiente de trabalho não for propício para você manter o foco por longos períodos.

Por isso, garanta que o local seja pouco afetado ou totalmente livre de ruídos, como os barulhos que costumam chegar pelas janelas, como trânsito pesado em rodovias, obras em construção e animais.

E, se morar com outros familiares, peça para que os barulhos sejam amenizados. É bastante provável que as outras pessoas queiram assistir televisão, ouvir música e cozinhar enquanto você trabalha. Da mesma forma, as brincadeiras das crianças também podem atrapalhar.

4. Atenção à Iluminação do Ambiente

É imprescindível ter uma iluminação coerente com as atividades que você precisa executar. Primeiro porque você não deve forçar a sua visão em qualquer situação. Depois, todos os objetos que usa precisam estar bem iluminados para evitar contratempos.

Num primeiro momento, pode ser que a iluminação natural do dia seja suficiente para garantir a iluminação de todo o seu ambiente de trabalho. Tente verificar se você se sente confortável com essa situação e sem dificuldades para enxergar qualquer objeto, tela, caderno de anotações e demais materiais.

No meio da tarde e durante a noite, já se faz necessário usar a energia elétrica para suprir a falta de iluminação natural. O seu posicionamento em relação à fonte de luz deve ser de tal forma que não tenha sombras sobre os seus equipamentos, evitando desgastes na visão e perda de tempo nas tarefas.

5. Tenha uma Conexão de Internet Estável

A web é o motor que move várias profissões atualmente. Inclusive, ela é um dos fatores que permitiu a difusão do Home Office. Por isso, tenha um plano de internet consideravelmente rápida e estável.

Seu plano de internet deve ter uma taxa razoável de velocidade para download e de upload de dados. Basicamente, 10MB e 1MB, respectivamente, já são suficientes para desempenhar suas funções. É claro que, quanto maiores esses números, melhor.

6. Planeje as Tarefas do Dia

Seu dia de trabalho em casa pode ser altamente produtivo e render muito mais se você fizer um planejamento cuidadoso de suas tarefas diárias de trabalho.

Comece simples, com a relação das tarefas mais importantes e complemente com as menos importantes. Faça uma listagem com os compromissos obrigatórios, que precisam ser cumpridos naquele dia, e inclua espaços para coisas secundárias, incluindo imprevistos.

Mas, lembre-se: isso tudo deve ser feito dentro do seu horário de trabalho e de forma saudável, tanto para o seu corpo quanto para a sua mente. Portanto, nada de sacrificar os intervalos de descanso e de continuar trabalhando depois do expediente.

7. Crie uma Rotina de Horários e Mantenha a Organização

Estipule uma rotina de horários e mantenha os papéis e documentos guardados e em ordem. Isso vale também para Home Office. A organização entre o que é horário de trabalho, intervalo, e de documentos e planilhas evita problemas e melhora o seu rendimento.

Atualmente, algumas ferramentas online relacionadas a produtividade, como o Gsuite, facilitam muito o gerenciamento do seu tempo e ajudam a organizar melhor a sua rotina de trabalho. Não deixe de usá-las.

8. Faça Intervalos Periódicos

Como qualquer outra atividade prolongada, é sempre recomendado fazer intervalos regulares durante o seu trabalho de casa. O ideal é que, a cada 1 ou 2 horas de dedicação, você faça uma pausa de 5 a 15 minutos.

Mas o que fazer exatamente nesse intervalo? Simples: pode ser algum tipo de alongamento, esticar as pernas até a cozinha para pegar um café ou um lanche leve ou, ainda, checar as últimas mensagens do celular.

Mas, é claro, não confunda esses momentos de relaxamento com procrastinação. Por isso, fuja de tentações como as redes sociais, os seriados de TV, os games, o WhatsApp e outras distrações do dia a dia que comprometem sua função.

Perguntas e Respostas Mais Frequentes

O que é Home Office

Home office, também conhecido como trabalho remoto, signfica trabalho em casa e é uma modalidade de trabalho que permite que as pessoas trabalhem de casa ou qualquer outro local, sem necessidade de deslocamento para um escritório, sede ou fábrica.

O que precisa para ser home office?

Para ser um profissional home office, primeiro de tudo é preciso haver o comum acordo com seu empregador. Muitas empresas estão se adaptando ao home office como consequência ao distanciamento social.

Também é preciso um computador ou notebook, uma boa conexão com a internet e, claro, acessos e permissões necessárias para os softwares e ferramentas que usaria no escritório.

Quais melhores ferramentas para quem trabalha home office?

Mensagens instantâneas: Slack
Gerenciamento de Projetos: Trello, Monday.com,
Softwares para colaboração simultânea: Google Drive, Google Docs, Google Spreadsheets and Slides
Videoconferências: GoToMeeting, Google Hangouts, Skype for Business

Conclusão

Trabalho Remoto, Teletrabalho ou Home Office. Não importa o nome, o fato é que a ascensão dessa modalidade é o reflexo de uma era marcada pela interatividade e pela rapidez da informação.

Com as facilidades proporcionadas pelas ferramentas web, a ideia de que o trabalho pode ser realizado em um só lugar cai por terra.

Fonte: Blog Hostinger

Conceito Prisma LAB

Author Conceito Prisma LAB

Somos uma agência de Marketing Digital de Performance que trabalha para melhorar o resultado da sua empresa por meio do marketing digital. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Somos a Conceito Prisma LAB e Olhamos para o quadro geral | O marketing digital está sempre mudando. Nenhuma abordagem única serve para todos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Comunicação aliada a uma melhor compreensão do seu mercado. Entregamos resultados em forma de negócios e clientes reais, não apenas em métricas de tráfego ou vaidade.

More posts by Conceito Prisma LAB

Leave a Reply