Principais ferramentas do Google para o marketing da sua empresa.
Veja como usar as ferramentas do Google para marketing de sua empresa; ganhar espaço na internet de maneira confiável, segura, rápida e eficaz.
Uma pergunta bastante comum para quem qualquer empreendedor é como alcançar mais clientes e propagar seus serviços e produtos. Essa é uma tarefa mistificada, que muitas vezes é vista como impossível, mas na realidade não é difícil. Na verdade, alavancar o seu negócio pode ser rápido e fácil do que você imagina.
Para que isso ocorra existe um segredo que é uma das chaves para o sucesso atualmente ― As ferramentas que a Google disponibiliza para empresas.
Continue lendo este artigo e veja tudo que o buscador mais popular te possibilita. Saiba com as ferramentas do Google para marketing digital podem dar uma gama de possibilidade e de agilidade na era da informação.
Como o Google surgiu
Formalmente, a Google tem 19 anos de história, ou seja, esta gigante foi reconhecida como empresa em setembro de 1998.
Ao longo dos anos, a empresa que começou em Stanford, universidade norte americana do estado da Califórnia, ganhou espaço e credibilidade em todos os continentes do mundo.
Usada diariamente para diversas pesquisas, é certamente um espaço para todos os segmentos da vida, desde o entretenimento até o trabalho.
Por estar presente em todo lugar e adaptar-se ao ambiente, o buscador da Google é um dos melhores meios existentes na atualidade que dispõem de ferramentas para marketing digital, catalisador de tráfego orgânico e atalhos para os clientes em potencial.
O Google não é apenas um buscador de conteúdos, mas possui mecanismos, pagos ou não, para utilidades pessoais e empresariais.
Ao conhecer tudo que ele te oferece, certamente você conseguirá alcançar os resultados esperados para seu negócio.
Ferramentas do Google para sua Empresas
Abaixo apresento alguns mecanismos desse buscador para que você veja como investir no Google pode ser uma ótima opção para qualquer nicho.
Google ADS (Conhecido com Google Adwords)
Ele serve para gerar anúncios publicitários pagos, mas não é simplesmente isso, ela possibilita que o anúncio seja viabilizado de acordo com as especificações da contratação.
Podem ser escolhidos a frequência que aparecerá cada anúncio, o local, o público alvo, o idioma e os canais.
Além disso, é possível desenvolver anúncios em diversos formatos como: pesquisa (texto), anúncios em sites de parceiros, e até mesmo anúncios no youtube.
Em sua versão gratuita, é possível realizar a pesquisa de palavras-chave através do Google Keyword Planner, que é extremamente funcional para realizar uma boa estratégia de SEO.
Google Search Console
Ele é totalmente gratuito, serve para que você possa realizar a análise de seu site ou aplicativo.
Ao utilizá-lo, você saberá como é visto o seu site no Google, se ele tem boa visibilidade, quais os seus resultados nas buscas, o desempenho, quais palavras-chave mais aparecem e quais possíveis erros e problemas de segurança.
Google Trends
Seguindo a linha de planejadores e análise de conteúdos, o Google Trends monitora as pesquisas de todo o mundo, através dele você consegue saber quais são as coisas mais pesquisadas, em qual época do ano e quais localidades foram feitas as buscas.
Essas informações podem ser muito bem aproveitadas por você em sua empresa, pois com a pesquisa de mercado você pode estabelecer novas metas, saber o que está sendo mais buscado, o padrão de consumo da população e quais são as tendências do mercado. Tudo através de gráficos de fácil compreensão e acesso.
Google Analytics
Aqui você pode ver que as ferramentas do Google para marketing digital realmente são boas razões para se investir no Google.
Ele pode ser integrado facilmente ao Adwords e ao Google Trends; tem a função de gerar informações sobre o acesso ao seu site.
O conteúdo gerado serve para que você possa entender o comportamento de quem visita suas páginas.
Saber o porquê da rejeição a determinados conteúdos, por onde eles têm o acesso, quanto tempo permanecem na plataforma e de quais locais são acessadas essas informações, são as coisas que fazem a diferença no momento de direcionar o segmento de seu comércio.
Com ele você obterá o relatório diretamente do Google sobre seu site e ainda tem essa possibilidade de realizar a integração com as outras plataformas do Google.
Google Optimize
Anteriormente, já falamos das maravilhas apresentadas pelo Analytics, entretanto, o Google ainda apresenta muitas outras interessantes ferramentas de marketing, como o Optimize.
Dentro do marketing existe algo que denominamos de teste A/B, que nada mais são do que experimentos realizados com o intuito de comparar determinados aspectos dentro do seu site e definir quais sãos as melhores estratégias para aumentar o tráfego e a taxa de conversão da sua loja virtual, por exemplo.
Existem algumas ferramentas para a realização do teste A/B dentro do seu site, como é o caso do Google Optimize. A ferramenta se comunica inteligentemente com o Analytics, analisando a fundo o comportamento do visitante do seu site, permitindo a geração de uma grande quantidade de dados para a análise.
O Google Optimize ainda apresenta uma série de outros recursos, que trazem ainda mais dinamismo à ferramenta, permitindo que você crie versões alteradas das suas páginas. Tal funcionalidade permite a criação de testes para a observação de diferentes opções de conteúdo HTML.
Ou seja, uma mesma página apresentará duas versões, permitindo testes de diferentes versões para que você saiba exatamente como deixar o seu site, afim de buscar uma navegabilidade agradável e dinâmica.
Google Meu negócio
Por último, mas não menos importante, existe o Google Meu negócio.
Ele foi criada relativamente há pouco tempo, em 2014. Serve para que você possa inserir sua empresa no Google e assim ela será apresentada nas buscas orgânicas, no Google + e no Google Maps.
A importância é muito alta do uso dessa disposição que o Google dá, com ela, após realizar o cadastro de forma gratuita, você pode adicionar o endereço, os horários de funcionamento, os contatos como e-mails sites e telefones, que podem realizar ligação diretamente, fotos da área interna e os clientes podem adicionar comentário.
O mais interessantes dessa ferramenta é a possibilidade do marketing digital estar extremamente perto do cliente. Vou explicar melhor.
Quando é feita uma pesquisa no Google sobre lugares para ir, como sua empresa, será apresentado nos resultados da busca orgânica as localidades mais próximas da pesquisa.
Como começar a utilizar as ferramentas do Google?Tenha uma meta clara
Você precisa traçar uma meta, seja para sua empresa, para uma instituição ou qualquer tipo de negócio. O ideal é planejar em sua cabeça onde você quer chegar.
Conheça as possibilidades
Você precisa conhecer as funcionalidades do Google, algumas essenciais para seu negócio aqui já foram apresentadas, mas existem aquelas que muitas vezes não são citadas porque são tão comuns, que se espera que todos já as utilizem.
Como o Gmail, Google Drive, Google Planilhas, Google Contatos e o Google Agenda.
Essas ferramentas do Google possibilitam que você possa se organizar, salvar itens essenciais e atuam em conjunto com as outras já mencionadas.Use todas as ferramentas gratuitas
Não perca essa oportunidade, com a o mercado existente atualmente, estar presente na internet é algo que diferencia um negócio que irá crescer do que ficará estagnado.
Usufrua de todas as possibilidades presentes no Google. Se está iniciando seu negócio, não precisa se preocupar em fazer investimento financeiro no meio digital, não a princípio, basta saber abraçar as oportunidades existentes.
Invista nas ferramentas pagas
Você não estará desperdiçando dinheiro ou fazendo um mau investimento ao contratar um serviço como a publicidade do Adwords por exemplo.
O retorno será certeiro, mas só se você realizar as pesquisas de mercado, saber usar as ferramentas e quando usar.
Contrate um profissional
Hoje você pode aprender a mexer em todos os sistemas da internet através da mesma, e também traçar planos de estratégias de marketing digital, mas não se engane, contratar bons profissionais para realizar esse serviço é a melhor opção.
O profissional tem arcabouço para isso, ele estudou, conhece o sistema de SEO, saberá como usar esse mecanismos e a sua preocupação ficará apenas em administrar seu negócio. Bons administradores sabem delegar os serviços para um melhor resultado.
Com todas essas informações certamente sua empresa terá um ótimo desempenho. Não se esqueça, investir nas ferramentas do Google para empresas, o maior buscador que existe hoje é uma oportunidade de crescimento, não perca tempo de evoluir.
Consulte profissionais e veja como seu negócio pode decolar.