Geração de leads é um termo de marketing usado para descrever o início do interesse ou questão de um possível cliente num determinado produto ou serviço de uma empresa. As Leads ao contrário dos prospects, são contatos que demonstraram interesse por algum tipo de produto ou serviço.
Há muitos métodos para a geração de leads que normalmente são alguma forma de publicidade como campanhas em redes sociais, e-mail marketing e publicidade em mecanismos de busca da internet. Gerar leads significa captar potenciais clientes para um negócio. Muitas formas de geração de leads usam páginas de captura, formulários “pop-ups” e podem oferecem uma recompensa gratuita em troca dos dados de contato do possível cliente.
Tal ação se concretiza com o uso de ferramentas específicas que criam e automatizam esses processos. Existe uma grande gama de ferramentas focadas na geração de leads.
Principais Propósitos da Geração de Leads
Os principais propósitos da geração de leads são:
- comercialização de soluções, produtos ou serviços
- criação de um mailling de potenciais clientes para a equipe de vendas trabalhar
- construção da base de assinantes de newsletter
- o aumento desta base de assinantes
Em geral, o departamento ou área de marketing / marketing digital é o responsável pela geração de leads. Em alguns casos, as empresas terceirizam a geração de leads com agências especializadas neste assunto.
Geração de Leads e qualificação dos Leads
Devemos levar em consideração o fato de que, tão ou até mais importante do que gerar Leads, é qualificar estes Leads. A qualificação dos Leads fará a total diferença no ROI de seu negócio, pois através dela, separa-se o joio do trigo, isto é, Lead que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço, dispensando ou colocando os desqualificados em um processo de aprendizagem, para então qualificá-los e os tornarem futuros clientes.
Como qualificar um lead?
Okay, já ficou claro que na geração de leads os leads qualificados são o tipo de contato mais importante para sua empresa. Mas como é feito esse processo de qualificação?
Não existe uma regra na hora de qualificar um lead, já que tudo depende do produto, do mercado em que você atua e de seu investimento. A partir disso, você consegue definir quais critérios serão usados para classificar um lead.
Essa classificação é feita por meio de pontos, processo chamado de lead scoring (pontuação de lead, em inglês). Trata-se de um sistema que divide os leads em categorias, atribuindo pontos de acordo com o perfil do usuário, as ações que ele realiza e os objetivos de seu negócio.
Por exemplo, leads que vivem em regiões onde sua marca atua, ganham uma pontuação maior que aqueles que moram em outros estados.
Ao mesmo tempo, a pontuação pode aumentar ainda mais caso esse lead conclua ações, como baixar materiais educativos ou apresentar uma boa abertura dos e-mails enviados. Tudo isso confira que ele está tentando conhecer mais sobre seu negócio e, portanto, tem mais chances de finalizar uma compra.
O que são leads qualificados na geração de leads?
Se você já estudou sobre inbound marketing ou trabalha com essa estratégia, já deve ter visto esse termo antes. Mas afinal, o que são leads qualificados e qual a diferença deles para leads normais?
Embora um lead seja alguém que demonstrou interesse em sua marca, nada garante que ele vá, de fato, se tornar um cliente.
O mesmo não acontece com os leads qualificados. Eles são os usuários mais predispostos à venda, ou seja, com maiores chances de comprar seu produto ou serviço.
Isso porque esse tipo de usuário já identificou que tem um problema e está em busca de uma solução, ou seja, alguém que considera comprar seu produto ou serviço.
Saber quem são seus leads qualificados permitirá aos times de marketing e vendas traçar ações muito mais assertivas. Assim, evitam perder tempo e recursos com contatos que ainda não estão preparados para comprar.
Gostou das nossas dicas sobre Geração de Leads?
Acima de tudo, esperamos de verdade que você tenha gostado das nossas Dicas sobre geração de leads, e que possa ser útil no seu dia a dia, afinal não tem segredo nenhum fazer geração de leads.
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